Como fazer uma Suíte

Palavra Suíte de origem francesa é usada para dar nome a um quarto com um banheiro agregado. 

A ideia de um quarto com um canto dedicado à higiene e cuidado pessoal é recente, para a maior parte das casas construídas muito antes da virada do século, não tinham nem banheiro, quanto mais um luxo particular de uma suíte.

À medida que as necessidades humanas mudam, mudam-se também os desejos! E agora, não é exagero considerar que as casas tenham um banheiro para cada quarto.

Mas será que cabe um banheirinho naquele quarto? precisamos considerar os tamanhos mínimos para o quarto e para um banheiro.

 Pra ficar confortável é interessante que seu quarto tenha em média 15m², para a circulação mínima de 80cm.

 - Estamos na era da cozinha americana e da integração total, e 15m² é o tamanho da minha casinha inteira! Como eu posso jogar tudo isso no meu quarto? 

- As medidas mínimas de um banheiro é 1m² por cada peça. Mas é necessário 80cm de circulação, então a área ocupada fica em aproximadamente 3,60m², se deseja uma banheira.

Deve-se calcular também o necessário para as instalações hidráulicas e elétricas, por isso é muito importante cosultar um profissional. Para evitar erros de intalação gastos futuros. 

Construção de paredes para separação dos ambientes pode dar a impressão de confinamento. Por isso hoje é comum vermos meia parede, portões e até cortinas para separação dos espaços.

editado em junho de 2017

 

As divisórias com painéis de vidro, funcional pois não sobrecarregam o ambiente. E fica chic!

 

Legal também se as peças do banheiro forem colocadas sem separação alguma, o quarto fica INTEGRADO. E principalmente se a banheira funcionar como ítem de decoração, então o ideal é mostra-la mesmo.

Pequenos espaços exigem boa iluminação. Projetos que fazem uso das lâmpadas halogênicas são melhores por que são mais aproximados à luz do dia, criando uma iluminação mais natural. Cores claras e espelhos também agem como ampliadores, abuse deles.

Faça uma consultoria conosto, sem compromisso!

 

 

Tags: suíte, banheira, integrado, contemporâneo, planejado

Leave a Reply