Livraria Pessoal

Não há nada mais chato numa mudança do que arrumar e encaixotar os livros. Principalmente quando se têm muitos! Um escritor argentino chamado Alberto Manguel gostava tanto de ler que desejava “viver entre livros”. Em uma de suas histórias preferidas tinha um grão-vizir (a mais alta autoridade, depois do sultão da Pérsia) que carregava sua biblioteca sempre que viajava, enfileirando os livros em 400 camelos, “treinados para andar em ordem alfabética!”... Pense! Graças a Deus não tenho tantos! Mas gosto muito de possuir muitos livros. Se você também pensa assim, mesmo na era dos e-books, não se refreie de formar a sua livraria pessoal. 

Imagine que maravilha expor em sua sala toda a sua coleção de uma vida? Sua Casa Moderna selecionou fotos e algumas dicas de organização práticas, que aproveitam bem os espaços para você usar.

O móvel, seja ele prateleira ou estante, deve ser planejado previamente de acordo com a quantidade de livros que você possui. Por exemplo, Se tiver 100, pode ser que em uma só prateleira fique acumulado, sobrecarregando o local. O interessante é mesclar com enfeites e organizar em divisões imaginárias para organizar e valorizar sua linda coleção. Mas lembre de que é sensato supor que você vai precisar de mais espaço algum dia, as prateleiras não são como coração de mãe. E se você ganhar mais livros pode ser fatal. Tem que ter espaço suficiente para exposição de outros objetos, sem amontoar.

Pois bem vamos lá:

Ordenar por cores, tipo arco-íris fica muito legal, útil se são parte de alguma coleção de determinada editora.

 

 

Ordem alfabética não é muito usual, mas se os livros forem tipo nada a ver um com o outro fica uma enorme bagunça.                                                                

    

 

Ordenar por temas e/ou matérias, tal qual livraria; Ou seja, colocando todos os romances na prateleira de cima e todos os manuais de madeira na prateleira inferior. Essa é a forma mais interessante, principalmente se você for tão exagerado como o cara dos camelos, citado há pouco.

 

     

 

Outra coisa importante é um local específico para leitura. Deve ser muito iluminado e aconchegante.  

  

     

     

  

 

   Não se esqueça de curtir a página e comentar o que achou!! 

Tags: idéias de decoração, organização, móveis, móveis planejados

Leave a Reply