Decoração Industrial

O estilo de decoração industrial vem com tudo. É uma das principais tendências adquiridas pelo mundo afora. Esse estilo surgiu na década de 1970 – foi feita para a população urbana residências em loft. Esses Lofts eram acessíveis, e ofereciam espaço suficiente para que uma pessoa pudesse integrar a sua casa e seu trabalho. E ainda hoje são usados dessa forma, pois são flexíveis e se pode fazer facilmente uso de forma distinta.  Mas existem medidas a se pensar - não é apenas deixar as paredes sem pintura e deixar os tijolinhos a mostra para deixar um ar industrial.

Os acessórios e móveis precisam estar em harmonia com a decoração caso contrário vira bagunça. Se exagerado, o ambiente fica pesado e sem vida.

Se aprecia esse estilo, mãos a obra! Não precisa ser necessariamente um loft, mesmo em um apartamento, ou casa esse tipo de decoração fica lindo! Só que é importante levar uma questão em consideração: Como aproveitar a tendência do estilo industrial sem que a casa fique com cara de ferro velho?

Um dos principais fatores a ser considerado é o background. A essência do espaço é a ideia de que antes era fábrica, e isso deve ser exigido, não disfarçado. A procura em torno de recursos como enormes janelas, paredes de tijolo, ou escadas – é para valorização da história daquele ambiente! Paredes em concreto, vigas aparentes, piso rústico em cimento queimado se tornaram muito usados pelo que eles representam, mas para que não fique apagado, deve ser usado um toque de cor mesmo que em objetos menores.

Decoração Industrial
Decoração Industrial
Decoração Industrial
Decoração Industrial

Em um apartamento que tem pouca ou nenhuma definição entre sala de estar, de jantar, se faz necessário de algumas divisórias imaginárias. E as estantes atuam dessa forma além de servir como móvel de armazenamento! 

estante ou prateleiras como divisórias dos ambientes
algumas divisórias
algumas divisórias
estantes e prateleiras
estantes e prateleiras
estantes e prateleiras
estantes e prateleiras

Reciclar é preciso! Estilo industrial geralmente vem como minimalista. E você não vai precisar gastar muito em trabalho de decoração. A melhor coisa sobre design pode ser facilmente alcançado com pouco orçamento, pois são usadas peças reaproveitadas - Meio hipsten! O foco visual é o que importa! Quanto mais rústicas forem as portas e janelas como os móveis reutilizados, melhor.  A ideia difundida é essa: reciclar para economizar o planeta. O exemplo ícone é, por exemplo, centros feitos de palets. Bom censo fica em mesclar essas peças reutilizadas com mobiliário de designe para que fique equilibrado no melhor estilo hi-low.

estilo hi-low
estilo hi-low
estilo hi-low

Peças icônicas podem ser usadas. Os móveis estofados da sua Avó criam uma atmosfera mais acolhedora. A variedade de estilos e influências que se fundem para criar esta tendência de design icônico, não tem fim! A mistura de familiar e exótico, velho e novo vem pra tirar o fôlego e dar aquela gracinha que faltava. Uma mesa de café de meados do século ao lado de uma cadeira vitoriana! Mais fashion mesmo é o mix de estilos. Objetos e móveis com cores vibrantes em um ambiente neutro ficam pop.

design icônico
design icônico
design icônico
design icônico
design icônico

Iluminação é extremamente importante principalmente se o espaço é reduzido, do contrario fica um ambiente sufocante. Se não tiver aquele janelão, abuse da luz branca em pontos de luz espalhados pela casa inteira... Muitas luminárias, arandelas, etc! Tantas que se tornam até clichês de como usar peças em estilo industrial: Se pensa logo naquela luminária de mesa! Iluminação de pendentes é outra opção versátil. Estes equipamentos, que pendem do teto, tem um design moderno e elegante, que combina com o estilo loft.

Iluminação é importante
Iluminação é importante
Iluminação é importante
Iluminação é importante
Iluminação é importante

E a arte? Os objetos de decoração desse estilo são maiores – oversized de peças de arte. Uma característica muito aproveitada pelos designers são peças gráficas de dimensões generosas: os lofts que geralmente com o pé direito alto precisam de valorização dos espaços, por isso a disseminação dessa ideia. Um tipo de arte muito usado para o estilo industrial é o grafite - arte urbana agora pra dentro de casa, tanto em quadros como em paredes inteiras. Fica maravilhoso!

Um tipo de arte muito usado para o estilo industrial é o grafite
Um tipo de arte muito usado para o estilo industrial é o grafite
Categoria

Comentar

HTML restrito

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.