O que não fazer quando for pintar
- Liza Brito
- 3 comentários
Pra não errar na hora da pintura, é necessário conhecer umas dicas importantes e evitar as pequenas armadilhas.
Que cor deve escolher? Como encontrar harmonia entre a cor das paredes com meus móveis? São perguntas batidas com respostas pessoais.
Veja mais
Hoje vamos mostrar os pormenores de como não exagerar, e o que não fazer para detonar a sua pintura com excesso de informação no ambiente. Dica de ouro!!!
Aqui temos exemplos com belas imagens inspiradoras pra você iniciar seu projeto.
Em um ambiente o olhar deve ser atraído para um único ponto focal. Pois do contrário ambiente se torna pesado e cansativo. Às vezes a cor chamativa na parede briga com a cor de um móvel (ou muitos móveis) EX.: Antes de iniciar a pintura ou mudar os móveis, é preciso determinar o que deseja destacar, se um móvel ou a escada... Se é uma escolha deliberada basta alterar alguns elementos decorativos.
Uma parede amarela em destaque!
Movido pela emoção e profundo desejo de mudança, você coloca mais cor ainda na casa. As paredes ou móveis, tudo em complô contra você – sem ligação entre as cores dos objetos e do ambiente, fica uma série de elementos brigando na casa. A maneira mais fácil de evitar essa situação é começar com uma boa referência. EX.: aquele ambiente completo na revista. Em seguida, é só completar com elementos independentes. Assim consegue chegar num equilíbrio entre o desejo e o real.
Muitas listras ou estampas mesmo combinados pode cansar o olhar também! Causa sensação de bagunça. Fique atento aos detalhes e faça um teste de olhar.
Olhe fixamente para o todo - seja uma parede com estampa ou ladrilho - por apenas dez segundos.
Se ver algo movimentando é por que você está maluco(a) - brincadeira - é por causa da ilusão de ótica causada pela misturas dos desenhos.
Isso não é bom, principalmente para quem sofre com labirintite.
Tire tudo e jogue fora!
Os tons neutros são sempre infalíveis. E se combinados dois ou três, ficam maravilhosos!
No entanto, neutro muito escuro - como o marrom tipo chocolate - pesa no olhar e pode ser Over na decoração. Então opte por tons mais claros e combine com cores claras para não errar.
Algumas combinações de cores são mais duvidosas. As cores secundárias podem ser usadas de forma complementar. Por exemplo o azul com o laranja, ou roxo com o amarelo.
Mas o resultado pode não ser o desejado. Então, se não tem o domínio de escolher e intercalar cores opostas, pode fazer uso das cores naturais como madeira, areia e alguns tons pastel
EX.: azul BIC e palha, vermelho e linho... Aí não tem erro!
Uma cadeira de ratan com sofá vermelho fica top!
A mistura de quatro ou mais cores dá uma impressão de confusão por isso evite combinar mais de três cores em um único ambiente.
Para casar três cores sem erro, opte por brincar com os tons de uma determinada cor, só que em intensidades diferentes
EX.: Rosa bebê com framboesa, e elementos fúcsia. Assim combinando as cores o layout fica mais fácil e harmonioso.
Uma parede azul e piso de madeira. Que sensação lhe traz essa imagem?
Objetos com as cores observadas na pintura dessa parede.
É uma opção legal tomar como ponto de partida que já se tem. Porém nessa imagem tem cor demais e parece poluído!
Bom senso é a pedida!
Cadastre-se gratuitamente e seja o primeiro a ser notificado sobre novas postagens.