
É indispensável antes de começar a pintar a sua parede, saber a cor certa.
A dica dos especialistas em pintura é experimentar os tons. A luz do ambiente altera a percepção da cor idealizada para o lugar. Pois a cor muda de acordo com iluminação, então pode não parecer a mesma que você viu no armazém na hora da compra!
Então antes de comprar a tinta, leve a amostra dela e de mais duas ou três tons aproximados para testar na parede em questão.
Por exemplo, gostou de uma tinta azul? Leve a amostra da tinta petróleo, marinho, cobalto... assim por diante. Devem-se pintar quadrados e observar o resultado de qual fica melhor no lugar. Agora algumas marcas vendem amostra da tinta em papel para colocar na parede e fazer esse teste.
Mas como escolher a minha cor ideal sem arrependimentos futuros? Pode seguir como referência de cor um objeto preferido, tipo sua blusa mara, ou quadro preferido. Busque a sua imagem preferida, seja de uma viagem ou de alguma lembrança boa, tente transmitir em cores.
Outra forma de saber é observar a natureza. Tente identificar qual seu estilo antes de escolher a determinada cor: por exemplo, você prefere campo, praia ou montanha? E sempre opte por cores que toquem seu coração e que lhe transmita uma boa emoção e sensação de bem estar!
Não tenha pressa para escolher sua cor. Se tiver duvidas, imprima a foto das imagens escolhidas e deixe a mostra para visualizar todos os dias, se enjoar, não é sua imagem, consequentemente não é a sua cor. É tiro e queda_ assim, aos poucos dá pra descobrir a cor ideal para o ambiente, sem futuros arrependimentos.
Na composição de mais cores, é bom ter bom senso. Compor mais de quatro cores pode cansar o olhar. No máximo três entre elas os tons naturais, como areia, nude e azul, e areia, palha e vermelho. Ou três tons da mesma matiz como vermelho, framboesa e rosa, por exemplo.
O importante é não deixar a parede em destaque brigar por atenção com a mobília. Determine antes de pintar o que vai ser o ponto focal do ambiente: ou a mobília, ou a parede. Se caso for um ambiente de pouca circulação como lavabo ou dispensa, pode-se ousar um pouco mais. Aí compor cores fortes e papeis de paredes é uma boa pedida.
Para não errar mesmo nos demais ambientes, a dica eterna a ser dada é: menos é mais! Para mais informações consulte um designer de interiores ou arquiteto e descubra a melhor composição para seu ambiente.
A improvável combinação dos terrosos com o amarelo, confere leveza e aconchego ao ambiente que antes era frio.

Cadeira La Redoute cinza em destaque na parede cor de chumbo. Porta revista em rattan.

Creme, rosa antigo e nude com móveis em madeira clara. Composição super harmônica e aconchegante. Ambiente Sandrine Carré

Living coral da Coral (Dulux) e Vinho na cozinha para abrir o apetite!

Tréteaux Orchid Edition tripé de rattan em destaque na parede cinza.

Comentar