Estilo Escandinavo

Estilo Escandinavo

É, eu sei! É triste demais listar ou classificar alguma coisa em determinada categoria! Se é que você me entende! Rotular é extremamente cansativo e preconceituoso. Ainda mais se tratando de um assunto tão pessoal que é decoração.

Mas foi uma forma que os profissionais encontraram para entender nossos gostos e nortearem os projetos de interiores. Aí para entender o que realmente é importante para o cliente, nos vemos obrigados a entender um pouco de cada estilo. Então, hoje vamos mostrar aqui de forma didática o que define o estilo escandinavo, e o que o torna tão especial.

O estilo escandinavo que vem conquistando uma geração, se firmando há algum tempo e garantindo seu lugar ao sol no coração dos decoradores. A procura por dicas de como fazer o estilo escandinavo cresce a cada dia, principalmente quando estamos no inverno!!

 Aqui somos adeptos desse estilo e vamos mostrar um pouco os seus princípios e como combinar o que vemos no mercado que podemos aproveitar na nossa decoração. Então vamos mostrar aqui 4 características para trazer a atmosfera escandinava para sua casa.

Origem do Estilo Escandinavo

Essa tendência vem diretamente dos países nórdicos: Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, por aí vai.  A decoração escandinava ilustra um estilo de vida em que o essencial é o simples e os excessos são descartados: menos é mais aqui também.

Existe uma teoria de que por serem países muito pequenos e isolados desenvolveram uma identidade cultural peculiar, que o destacam na área da arquitetura e do design.  Eles foram diretamente influenciados pelas condições climáticas do local: o inverno é muito frio, as noites são muito longas, por isso a necessidade de um interior quente, acolhedor e com muita à luz natural.

É por isso que os escandinavos atribuem grande importância ao brilho em seus interiores. Isso é inclusive aprendido na escola, desde pequenos eles tem aulas básicas de arquitetura e design. É cultural. Por ficarem tanto tempo dentro de casa, passaram a entender o que realmente necessitavam. Por se tratar de qualidade de vida, passaram a dominar princípios de biofilia, bem como organização dos espaços.

Princípios do Estilo Escandinavo

Como defensores do meio ambiente na região europeia, os países nórdicos incentivam a maneira de viver voltada ao natural com o uso da madeira e muitas plantas. Por isso que vemos esses elementos no Estilo Escandinavo.

Suas cores predominantes nos interiores das casas com cinzas, terrosos e o preto e branco, tem no fundo uma questão nobre: enfatizar a natureza, o simples, o que realmente é belo e aconchegante! O design dinamarquês se une às tendências atemporais, e ao que é prático e acolhedor.

Indo na mesma linha natureba também nos moveis e objetos de decoração: O estilo escandinavo é marcado por usar poucos móveis, todos de materiais naturais, em algumas vezes multiuso para aproveitar a área de convívio. Aí se observa uma pegada minimalista. Porém no minimalismo puro não se usa plantas nem muitos quadros como se observa no estilo escandinavo, dando para distinguir facilmente um estilo do outro.

Veremos 4 características do estilo escandinavo que podemos usar no nosso lar.

A pesar de estarmos num pais tropical, e o estilo escandinavo surgiu para amenizar climas frios, não significa que não possamos aproveitar a ideia e o shape para melhorar nossa casa. Então como esse estilo tem características marcantes e apaixonantes, podemos usar para melhorar nossa qualidade de vida e garantir uma decoração impecável!

Estilo Escandinavo - Pinterest
  • Branco e Madeira - A paleta de cores não tem erro para garantir um visú escandinavo! paredes brancas para iluminar e ampliar, algumas com um pouquinho de cinza. Já os pisos são amadeirado ou de pedra! Por que com pouca luminosidade a alternativa que eles tinham era de clarear tudo para refletir a pouca luz que restava, também por aproveitar a claridade da janela e por isso não usavam cortinas de jeito nenhum! 
Estilo Escandinavo - Delikatessen

Ambiente branco total, com mesa de ferro e tampo de pedra, e cadeiras em estilo escandinavo "Y" Wishbone, luminária de piso para arrematar.

Estilo Escandinavo - the wall mount

Móvel rack em madeira ripada, você pode usar o Rack Prussia que é bem parecido com esse da imagem.

Estilo Escandinavo - Pinterest

Painel de madeira pintado de branco que funciona como apoio para os quadros. Mesa e cadeiras em madeira clara.

Estilo Escandinavo - Pinterest
  • Use e abuse das plantas -  Uma característica desse estilo que está cada vez mais em alta! Também tem uma razão para isso: Nós precisamos de nossas amigas plantinhas! É de conhecimento geral que se tem uma coisa que pode mudar nosso humor e nos trazer satisfação na vida, são as plantas. Os escandinavos perceberam essa necessidade, e usavam as plantas em muitos vasinhos dentro de casa mesmo, em todo lugar.
Estilo Escandinavo - Our sweet living

Área da mesa de jantar com vaso de castanhola ao lado do bufê branco.

Estilo Escandinavo - google

Vaso de palmeira na sala de estar.

Estilo Escandinavo - Homes To Love

Plantas em todo lugar da casa.

Estilo Escandinavo

Canto delimitado com pintura na sala de jantar, para apoiar a coleção de vasinhos.

Estilo Escandinavo - glamoroushangups

Cadeira Butterfly é bem marcante neste estilo. 

  • Coleção de quadros - Quadros na parede toda, com um tema em comum ou com a combinação aparente nas molduras. Temas como desenhos de aquarela com plantas, com estrelas, ou desenhos geométrico - ou todos juntos e misturados com as molduras parecidas, é o top do momento. Vale também combinar as cores dos desenhos com detalhes da decoração da sua sala, por exemplo.
Estilo Escandinavo

Coleção de quadros na parede para disfarçar a TV.

Estilo Escandinavo - Cup of Jo

Dois quadro em cima do móvel ao lado da cama para dar uma graça.

Estilo Escandinavo - Molly Culver
  • Móveis certos - Móveis cinquentinha com pés de madeira, ou móveis todos de madeira....combinados com sofás simples de shape quadrado. São muitos os móveis e objetos que lembram o estilo escandinavo de ser. Você pode combinar um sofá escuro com os outros elementos em madeira clara e branco, ou sofá cinza com os móveis em madeira clara e terrosos. Não tenha medo de ousar, experimente uma mistura de rosas e cinzas para compor a paleta de branco e madeira que fica massa!
Estilo Escandinavo - Nordiccalm

Cadeira bem utilizada para compor um visual escandinavo é a cadeira Eames.

Estilo Escandinavo - westwing

Como nesse estilo se utiliza móveis multiuso, uma opção que virou ícone são os conjuntos de mesa lateral. 

Estilo Escandinavo - Tok Stok

Pufe baú para apoiar a sala de jantar e guardar uma manta para os dias de frio.

Estilo Escandinavo - Möbel Pfister

Bufê de madeira ou aparadores brancos também são ícones do estilo escandinavo. Você pode adaptar móveis parecidos como o Adams Buffet, ou o Buffet Spot Imbuia que seguem a mesma linha.

Estilo Escandinavo - Tok Stok

Conjunto de mesa de centro e café para usar conforme a necessidade.

Estilo Escandinavo - Pinterest

Cadeira Otto também é bem marcante no estilo escandinavo, vale a pena investir.

Estilo Escandinavo - Tok Stok

Pufe de pelúcia que remete as peles usadas nesse estilo.

Estilo Escandinavo - Etna

Tapete com temas geométricos quase que feito a mão é bem na pegada escandinava.

Estilo Escandinavo - Tok Stok

Mesa lateral com rodinhas é multiuso e pode ser utilizada como bar móvel.

 

Veja como disfarçar a Tv na sala de estar!

Veja mais decoração escandinava com cor!

Veja essa decoração com princípios do estilo escandinavo! 

 

 

E aí, gostou das dicas? Me conta aqui!

Qualquer dúvida, já sabe é só entrar em contato conosco por aqui ou no Insta!

Categoria

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é um visitante humano ou não e para evitar envios automatizados de spam.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.